Cartões dia das mães

Nesse post publico algumas ideias de cartão para o dia das mães.

Infelizmente não tenho as referencias, pois é um arquivo do ano passado, e como sempre copiei para uso e não divulgação, nem anotei o nome dos sites, mas a partir de agora, tudo que encontrar ponho a referencia e os devido créditos…

Espero que gostem…

 

 

 

 

 

Dia do índio…

Após cinco anos trabalhando lá na creche, esse ano foi o primeiro em que planejei uma atividade relacionada ao dia do índio.

Não que eu não ache esse dia importante, ao contrário, os índios foram e são parte importante na construção da nossa cultura.

Mas um pouco por comodidade, um pouco por supor que seria complicado explicar o que é um índio sem estigmatizar, acabei não tratando deste tema.

Esse ano porém, resolvi tentar e posso dizer que me surpreendi bastante com o resultado. Isso com só uma semana trabalhando o tema.

Tentei simplificar ao máximo as rodas de conversa, dispus de imagens para apresentar o índio. E deixei claro as crianças que nem todo índio usa cocar, mora na oca, ou se pinta. Que tudo isso faz parte de uma cultura muito rica, mas que alguns não adotam mais, que vivem em grandes cidades também.

E que muito da nossa cultura devemos a eles.

Para finalizar o tema fizemos um fantoche do índio. Muito legal!!!

Carimbamos as mãos das crianças num quadrado de papel cartão branco, sendo a palma de rosa claro, e um dedo de cada cor.

Depois colamos um faixa de papel colorset azul e enfeitamos com lantejoulas.

E aí está nosso palitoche…

Ideias dia das mães 2012

Muita gente pode dizer, mas tá cedo ainda para o Dia das Mães. Mas para nós, professoras de educação infantil, a data tá aí, logo na próxima esquina.

Andei buscando algumas idéias de lembrancinha para esta data. Mas assim como na páscoa, tô entupida de idéias, mas com pouco tempo hábil. Tudo é muito fofo.

Para você, que assim como eu não sabe ainda o que escolher, fiz esse post com algumas ideias que selecionei entre várias que a net nos possibilita.

Depois que fizer as minhas escolhas posto pra vocês com moldes e fotinhos da minha turminha.

Vou procurar também os moldes das atividades que fizemos nos anos anteriores e posto depois.

Estou aberta à ideias e sugestões…

 

Páscoa 2012

Esse ano tive um pouco de dificuldade para escolher as atividades de páscoa para a minha turminha.

Havia muitas idéias e só uma semana para executá-las, então tive que excluir algumas, selecionar as mais práticas, afinal sou eu e Deus pra cuidar e aplicar as atividades nos 25 anjinhus de 3 anos que tenho na minha sala.

Fizemos uma máscara de coelho com EVA , onde eles pintaram com guache livremente. Foi uma senhora lambança. Com direito a mesas cobertas de guache e as meninas da limpeza querendo me esfolar. Sorry, da próxima cubro as mesas, juro que não esqueço.

Mas olha como ficaram lindas…

Aqui segue o molde da mascara. Optamos por prender com uma tira de EVA de 3 centímetros, pois com elastex eles ficam puxando e sempre rasga.

Também fizemos um boneco do coelho com EVA cor de pele, onde as crianças escolhiam a cor do macacão feito de tnt que ele ia usar e o enfeitavam com cola glitter, lantejoulas, cola colorida.

Ficaram lindas e foi bem divertido, além de emocionante ver eles se virando sozinhos. Uma melequeira de cola glitter por todo lado, mas bem legal.

Outra ideia que surgiu também foi de fazer uma embalagem para colocar os ovos de pascoa em formato de cenoura, mas infelizmente não deu tempo, fica pro próximo ano.

A ideia era fazer o corpo da cenoura com EVA branco, onde eles pintariam com giz de cera laranja. Depois era só colar com cola quente e fazer as folhas de TNT verde.

E quem tiver ideias a sugerir, por favor, estou aberta a sugestões…

Aquecendo…

É pessoas estou aqui…

Decidida a levar esse blog adiante, mas meio que sem saber aonde isso vai dar.

Tenho muita coisa a dizer, mas também muito pudor de falar.

Posso falar da minha vida, da minha familia, dos meus amigos, do meu trabalho… enfim, a lista é infinita e com ela as possibilidades.

Bem, para aquecer…

Amo, amo, amo meu trabalho. Sou professora de educação infantil e tenho o enorme privilégio de acompanhar a mesma turminha desde o berçário. Lindos, lindos, lindos…

Uma das melhores coisas do mundo é ver o crescimento e evolução de uma criança tendo a consciência que você faz parte daquilo, que você contribuiu na formação daquela criança-sujeito.

É ver aquela criança fazer algo de novo, como amarrar um sapato, e quando alguém pergunta ela diz: Foi a professora que me ensinou.

É receber uma criança pela manhã ou despedir-se dela à tarde e ela dizer: Te amo!

É impossivel não se apegar aqueles anjinhos. Apesar das loucuras, da bagunça e de toda confusão de 25 crianças a ensinar, cuidar e educar, tudo é recompensado com um beijo, um abraço, um sorriso e até com um simples olhar.

Eu amo amo amo amo meu trabalho…

Voltei….


Isso é, se existe alguém aí me esperando. Espero que sim, mas no fundo sei que é meio dificil, né.

Afinal foram-se três longos anos de silêncio.

Para quem não sabe, comecei esse blog  a pedido de um Professor na facul. Seria um trabalho da matéria, a principio divertido, mas com o tempo perdeu sua graça, como tudo que é feito sobre exigência. Objetivo: conversar usando as tecnologias, pelo menos é o que lembro. Prof  Jarbas, espero que estejo certa.

Achava que este blog já havia sido bloqueado ou desativado por falta de acesso, quando me chega uma mensagem de email pedindo atualização. E agora, depois de três anos tenho vontade de” conversar”. Bem, antes tarde do que nunca. Espero que haja alguém aí disposto a me ouvir e responder ou isto será apenas um monologo?

Saberei em breve, né…

Volteiiii pessoas… E com tudo…

Aguardem novos posts….

Sombra e Água Fresca…

Na semanaquesepassou, iniciaram as aulas da Facul

Estamos aí, na reta final… Tá quase no fim

E isso foi justamente uma das coisas que a maioria dos professores frisaram bastante na semana de volta das férias, pondo em números, daria mais ou menos: 3 meses ou 15 semanas ou 84 dias.

Poxaacabandomesmo

 

Mas não sei se sinto alívio, pois acabou a saga de trabalhofaculcasa, tendo apenas algumas horas pra dormir entre trabalhos, estágios e provasOu me desespero, afinal tenho apenas 3 meses para terminar trabalhos, apresentar seminário, concluir estágios, finalizar monografia e apresentá-la, além de estudar para as provas finais… Como vêm enfatizando muito de nossos professores.

É pessoal, faculdade não é brincadeira, não… Isso é quando você se aplica e se empenha para sair de lá com algo mais que o diploma… Se o seu objetivo é realmente ter algum conhecimento, conteúdo e bagagem para tornarse um profissional competente.

Mas falando assim, parece que mal posso esperar a hora de acabar para esquecer todo esse sufoco e deixar pra trás, né…

Em uma aula de Di Mais